sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dicas e orientações gerais:

Você não precisa suspender a ingestão do cálcio durante o preparo para a PCI, mas verifique no rótulo se não foi extraído de ostras. Tem que ser o carbonato de cálcio. Pode ser acrescido de vitamina D, mas desde que não seja extraído de ostras, pois contém iodo.

Aprenda a consultar os rótulos dos remédios e dos alimentos, para evitar a ingestão de alguma quantidade de iodo. Produtos enlatados são conservados em água e sal com iodo.

O cálcio serve para fortalecer os ossos, pois pacientes com problemas na tireóide ou que já retiraram a glândula podem apresentar problemas de osteoporose.
O cálcio deve ser ingerido diariamente, de preferência durante a refeição, para ser melhor assimilado pelo organismo. Também é melhor assimilado se for complementado pela vitamina D, ou colecalciferol. O melhor é ingerir 7 gotas, uma vez por semana, 1 (uma) hora após a ingestão do hormônio da tireóide.

Prontuário particular: cada vez que for a uma consulta, fizer um exame ou pegar uma receita, tire uma cópia antes de entregar para seu médico. Compre uma pasta com sacos plásticos e vá guardando as receitas, exames, laudos, bulas de medicamentos, cronograma de consultas, lista de endereços e telefones dos médicos, clínicas e hospitais que você utilizou. Enfim, tudo o que estiver relacionado ao seu tratamento. Guarde tudo em ordem cronológica. Isso facilitará quando, futuramente, você precisar rever seu histórico, ou quando for à perícia do INSS, solicitar auxílio-doença. Também será útil toda vez que você for a uma consulta com um profissional que desconhece o seu caso, para que ele tome conhecimento de todo seu histórico médico.

Quando for a uma consulta, informe o médico sobre suas atividades e todos os sintomas físicos, psicológicos e emocionais, pois assim o médico poderá relacionar todos os dados e determinar um diagnóstico mais preciso.

Dieta pobre em iodo: o sucesso do tratamento com iodoradioativo está relacionado ao cumprimento do preparo para a PCI, principalmente da dieta feita corretamente. Por isso, veja algumas dicas em: http:receitaspci.blogspot.com

Boa sorte!

Um comentário: